"O Caça Polícias" foi um dos filmes que ajudou a estabelecer o lugar de Eddie Murphy na comédia. Apesar das diferenças, o novo filme mantém a essência original da saga, sem recorrer ao uso de efeitos especiais mais modernos.
"O Caça Polícias foi o primeiro filme daquilo que se viria a tornar um género - a comédia de ação", afirma Eddie Murphy.
"Antes dele, não havia comédias de ação. Havia filmes de polícias mauzões como A Fúria da Razão, com o Clint Eastwood, e depois havia comédias. O Caça Polícias foi o primeiro filme a misturar esses dois géneros".
Depois de terem sido escritos vários guiões para possíveis sequelas ao longo dos anos, "O Caça Polícias: Axel Foley" tornou-se especial para o protagonista por ter um lado mais emocional. Neste filme, Axel (Murphy) regressa a Beverly Hills para salvar a filha, com quem não tem grande ligação.
Além dele, também Judge Reinhold e Josh Ashton voltam à ação, tornando a dar vida a Billy Rosewood e John Taggart.
"Quando nos juntamos para gravar tivemos o choque inicial de como todos estão agora. Depois disso, começamos logo a trabalhar. Ainda éramos parecidos com as personagens, e metemo-nos ao trabalho. O que foi mais difícil foram as partes físicas. Já passei dos 60 e quando fizemos o primeiro filme tinha acabado de fazer 21, por isso conseguem imaginar as diferenças", confessou Eddie Murphy, entre risos.
Depois de estrear em 1984, soube-se que a personagem principal quase foi entregue a Sylvester Stallone. O produtor do filme, Jerry Bruckheimer, revela agora o que realmente aconteceu.
"O filme era suposto ser para o Eddie. Mas a Paramount tinha um contrato com o Stallone que consistia em ter de lhe pagar cerca de 2 milhões de dólares se não lhe dessem um filme. Então deram-lhe o Caça Polícias. E ele adorou, mas reescreveu o guião, dando mais cenas de ação ao filme do que de comédia. A Paramount disse que assim ficaria muito mais caro, e devolveram-nos o filme. Perguntaram quem é que queríamos que fizesse o filme e dissemos o Eddie", explica.
O filme já está disponível na Netflix.