Joana Santos já carrega anos de experiência na representação. Mas desta vez, o desafio foi ainda mais intenso: "a minha personagem entra do início ao fim do filme", conta em entrevista no programa Cartaz."É o carregar o filme às costas", remata.
"On Falling" é o primeiro filme de Laura Carreira e estreou primeiro fora do país. Chegou ao Reino Unido, à Irlanda e a Espanha, por exemplo, antes de chegar aqui. Foi apresentado em vários festivais de cinema internacionais e arrecadou prémios.
Em San Sebastián recebeu a Concha de Prata para melhor realizadora, por exemplo. Na Grécia e em França, Joana Santos foi distinguida como melhor atriz.
Em "On Falling" dá vida a Aurora, uma portuguesa emigrada na Escócia e "presa" num trabalho precário, mas sobretudo, solitário.
É "picker", ou seja, recolhe encomendas das prateleiras de um armazém e regista os códigos de barras. Está longe dos seus, por isso, o telemóvel é uma dependência e uma companhia. Enfrenta dificuldades financeiras.
"Eu segui-me muito pelo foco e pela intuição", diz Joana Santos. Mas também falou muito com a realizadora para conseguir construir a personagem na sua cabeça. "Eu sou a junção de vários pickers com quem a Laura falou", revela.