O Museu do Abade de Baçal, em Bragança, com 110 anos, reabre esta sexta-feira ao público depois de obras de remodelação.
Com 110 anos de história, o Museu do Abade de Baçal ocupa o edifício do Antigo Paço Episcopal de Bragança construído no século XVIII. Ainda mantém intacta a capela e uma vasta coleção de arte sacra.
O museu reabre após obras estruturais no edifício que contemplaram também a instalação de sistema wi-fi em todo o espaço museológico e que permite uma visita narrada nas 14 salas de exposição.
Foi também oportunidade para a integração de novas peças resgatadas das reservas do museu. Outra novidade tem a ver com a reorganização da sala dedicada ao mentor do museu, o Abade de Baçal, figura de referência da arqueologia nacional.
O espaço museológico abre-se também ao jardim com uma intervenção da artista Cristina Valadas, num labirinto em buxo que configura o perfil de uma cabeça.
Nesta reabertura destaca-se também a 1.ª exposição de um ciclo que o Museu Nacional de Arte Antiga vai fazer pelo país e que proporciona uma viagem pela pintura e escultura dos séculos XII a XIX.
