Com a chuva de milhões do PRR, há agora cerca de 120 milhões de euros para distribuir em Vales Eficiência. O Fundo Ambiental espera entregar 80 mil vales destes durante os próximos meses.
Quem é que tem direito a este Vale Eficiência?
Há uma grande novidade. Na primeira fase, era só para proprietários, mas desta vez também é para arrendatários e usufrutuários, ou seja, inquilinos ou pessoas que vivem em casa de familiares de forma permanente.
O principal critério para ter direito ao apoio do Vale Eficiência é ter tarifa social de energia. Basta olhar para a sua fatura de eletricidade ou gás e se tiver qualquer coisa escrita como "energia social", ou "desconto social", pode pedir os seus vales.
Também pode pedir o Vale Eficiência quem tem:
- Complemento solidário para idosos
- Rendimento Social de Inserção
- Pensão social de invalidez do regime especial de proteção na invalidez
- Complemento da prestação social para a inclusão
- Pensão social de velhice
- Subsídio social de desemprego
Se estiver numa destas situações, já pode ir à página do Fundo Ambiental, registar-se e preencher o formulário. Recordo que os pedidos podem ser feitos entre 20 de novembro de 2023 e 31 de outubro de 2024.