Racismo

Racismo em Portugal. E se fosse consigo?

Sondagem

Racismo em Portugal. E se fosse consigo?

A maioria dos portugueses não se considera racista mas, quanto a aceitar alguém negro na família, a resposta é diferente. São os resultados de um estudo de opinião da Eurosondagem para a SIC, realizado a propósito do tema da estreia do programa "E se fosse consigo?", que aborda o racismo.

A SIC quis saber se os portugueses são racistas ou, pelo menos, se se assumem como tal. Um quinto das pessoas que afirmam não terem preconceito sobre a cor da pele, afinal não aceitaria que um filho ou uma filha tivesse uma relação com alguém de cor diferente.

"E se fosse consigo?" testa os preconceitos e as atitudes dos portugueses através de uma experiência. Quando uma filha apresenta ao pai o namorado negro e ele não aceita a relação, quais são as reações de quem está à volta e assiste à cena?

É o que vai ficar a saber na próxima segunda-feira perto das 21:00 na SIC, com debate a seguir na SIC-Notícias.

Saiba mais sobre o programa aqui.

  • Governo admite aumento de pressão sobre os hospitais

    Coronavírus

    No dia em que o balanço da Direção Geral de Saúde dá conta de 311 mortes e 11.730 casos de Covid-19 em Portugal, o Governo admite que aumentou a pressão sobre os hospitais. Esta segunda-feira, ficou ainda a saber-se que o País já tem um mapa de risco de infeção por coronavírus. Em Londres, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson está internado nos cuidados intensivos. Em Espanha, o número de óbitos desceu pelo quarto dia consecutivo. Já os Estados Unidos ultrapassaram as 10 mil mortes. A pandemia do novo coronavírus já matou, desde dezembro, 73.139 pessoas e infetou mais de 1,3 milhões em todo o mundo.

    SIC Notícias