A OpenAI, a empresa mãe do ChatGPT, acaba de concretizar um dos maiores contratos de sempre no mercado da Inteligência Artificial, ao contratar à Oracle 4,5 gigawatts (GW) de capacidade de computação.
A notícia, avançada pela Bloomberg, sublinha a magnitude do negócio, que equivale a cerca de um quarto de toda a capacidade operacional dos centros de dados nos Estados Unidos.
Para garantir o cumprimento deste fornecimento de enorme escala, a Oracle comprometeu-se a instalar vários novos centros de dados nos Estados Unidos.
Este investimento em infraestruturas será essencial para a OpenAI poder expandir a sua operação e continuar a alimentar a crescente demanda por poder computacional necessário para os seus modelos de inteligência artificial.
O acordo, com um valor colossal de 30 mil milhões de dólares anuais, sinaliza um marco importante não só para as duas empresas, mas para o setor da IA em geral.
A importância do contrato é já refletida no mercado, com as ações da Oracle a registarem uma subida de 5% logo após a divulgação da notícia.
Este movimento da OpenAI reforça ainda mais a sua posição de liderança na área da inteligência artificial, enquanto a Oracle vê a sua base de clientes fortalecer-se com este contrato bilionário.