Esta semana

Miguel Albuquerque foi “muito inteligente politicamente”

No habitual espaço de análise na SIC Notícias, Ricardo Costa e Maria João Avillez analisam o resultado das eleições na Madeira.

Loading...

O PSD venceu as eleições na Madeira e ficou a um deputado da maioria absoluta. Esta terça-feira, o partido assinou com o CDS um acordo de coligação pós-eleitoral que permite a constituição do novo Governo Regional.

No habitual espaço de análise na SIC Notícias, Ricardo Costa afirma ser surpreendente o PSD ter ficado tão perto da maioria absoluta, sobretudo depois da operação policial de janeiro de 2024.

“Albuquerque ia ser detido nesse dia, não foi porque tinha imunidade parlamentar”, lembra.

Mas mais “espantoso”, diz Ricardo Costa, é Miguel Albuquerque ter sido constituído arguido, ter vencido duas eleições e ainda não ter sido ouvido, 14 meses depois.

“Continua a existir um processo com um presidente de um Governo Regional que é arguido e a população não liga nada a isso.”

Maria João Avillez considera que Albuquerque foi “muito inteligente politicamente” ao explicar que não havia alternativa à estabilidade.

Sobre o resultado do PS, que caiu para terceiro lugar, a comentadora SIC considera que o erro foi “nacional, não local”.

“A direção nacional do PS já sabia que Cafôfo talvez não fosse muito longe”, defende.