Em entrevista à SIC Notícias, Pedro Nuno Santos afirmou que só o PS é sinónimo de estabilidade e que manter Luís Montenegro no poder continuaria a colocar o país num “ambiente de suspeição e de dúvida”.
No habitual espaço de análise na SIC Notícias, Maria João Avillez defende, em sentido contrário, que a estabilidade “está mais do à Direita”, com uma possível coligação ou acordo pós-eleitoral entre PSD e IL.
Cenário que, considera Ricardo Costa, é “difícil”, mas não “impossível”. Para isso é preciso, no entanto, que haja uma queda muito significativa do Chega, explica.
“Se a IL crescer, o sítio onde vai buscar mais votos naturalmente é à AD, é o mais lógico. A AD para crescer tem que ir buscar eleitores ao Chega e ao PS e não pode ser prejudicada pela abstenção.”
Ricardo Costa acrescenta ainda que Pedro Nuno Santos e Luís Montenegro estão à procura de uma “desforra” das últimas eleições, em que ficaram separados por 50 mil votos.
Maria João Avillez diz ainda que o líder socialista “não aproveitou bem” a entrevista e não ajudou a que a escolha, se fossem hoje as eleições, “fosse ele”.