Futuro Hoje

Futuro Hoje: Zhello, o robot português que teve de se adaptar à pandemia

22.02.2022 23:20

A robótica logística em grandes empresas é um negócio de enorme futuro.

No Futuro Hoje, um robot desenvolvido em Portugal e que teve que se converter com a pandemia. No caso, foi apenas uma pequena adaptação, pois todo o projeto apontou sempre para uma grande capacidade de adaptação do pequeno veiculo.

O Zhello é um robot português, um protótipo que faz aquilo que lhe mandam muito bem, feito para ser muito simples de ser utilizado, sobretudo em hospitais e escritórios.

Boa parte do truque está no braço robótico, que permite que segure acessórios com ganchos muito simples, que podem ser colocados em qualquer objeto.

Neste caso, teve de se adaptar à pandemia e o braço robótico vai levar lâmpadas de ultravioletas que servem para desinfetar salas.

A desinfeção por ultravioletas só pode ser feita sem ninguém presente nas salas, pois a luz que sai destas lâmpadas é perigosa para o ser humano.

São centenas de milhares de euros para desenvolver um projeto assim. Começou com uma intenção antes da pandemia, mas vai com certeza continuar, depois da pandemia, como produto.

A robótica logística, ou seja, substituir as tarefas fastidiosas de transportar coisas de um lado para o outro, em grandes empresas, é sem dúvida um negócio de enorme futuro.

Últimas Notícias