Um eSim é, na prática, um chip no interior de muitos dos telemóveis mais modernos que pode substituir o SIM tradicional de plástico e metal. Muitos telemóveis usam os dois sistemas, o chip tradicional e o eSIM. No Futuro Hoje fomos ver como se instala.
Neste caso o eSim é normalmente usado por quem precisa de um segundo número no mesmo aparelho, da mesma forma que alguns telemóveis têm espaço para dois SIM, mas não há razão para não poder ser usado na conta principal.
Embora possa ser instalado com o envio de um código para o aparelho, ou simplesmente lendo um QR Code, todos os operadores portugueses exigem ou uma ida à loja ou uma inscrição na Net e o processo pode levar dias para ativar a conta.
Para já há só um operador que permite a instalação em minutos e em qualquer local desde que o aparelho tenha acesso à Net. Ou seja, tenha outra conta ou ligação à Net em Wi-Fi.
A Woo (um operador para as gerações digitais da NOS) exige apenas a instalação de uma aplicação, a inscrição e um meio de pagamento. É mesmo possível experimentar durante um mês sem pagar. O sistema não tem fidelização e facilita a troca de operador em caso de necessidade.