Em entrevista à RTP, Luís Montenegro afirmou não ter problemas em reconhecer que "o Chega tem apresentado pontos de vista que, de forma genérica, se enquadram numa maior regulação e numa maior capacidade de integração".
O convidado desta semana do "Importa-se de Repetir?", António Vitorino defende que a regulação dos fluxos migratórios e a nacionalidade podem ter "pontos de contacto", mas são "distintas entre si" e não devem ser confundidas.
O presidente do Conselho Nacional para as Migrações afirma o reagrupamento familiar consiste numa matéria que, a prazo, necessita de regulação, mas que, para isso, deveriam ter sido apresentados dados que permitissem identificar a pressão que os imigrantes exercem, de facto, no país.
António Vitorino não é candidato a Belém
No mesmo programa, António Vitorino anunciou que não avançará com uma candidatura a Belém. Apesar dos rumores de que o ex-deputado socialista poderia ser um dos candidatos à Presidência da República, o próprio confirmou que não conseguiu reunir o consenso necessário no Partido Socialista, razão pela qual não integrará o lote de potenciais sucessores de Marcelo Rebelo de Sousa.
"Importa-se de Repetir?" é o novo espaço de análise política da SIC Notícias, com Bernardo Ferrão, Ângela Silva e Paulo Baldaia, emitido todas as quartas-feiras na Edição da Noite. Em cada episódio, uma declaração da atualidade que tenha gerado dúvidas ou causado perplexidade é escolhida para debate e reflexão.