Luís Marques Mendes diz que Rui Rio teve uma pesada derrota no Conselho Nacional do PSD, derrota de que é o único culpado. O comentador da SIC considera que quem saiu vencedor foi Paulo Rangel, que tem condições para unir o partido.
"Primeiro, Paulo Rangel nunca foi, ao longo destes quatro anos, um crítico de Rui Rio. Até foi muito leal e colaborante no Parlamento Europeu. Isso dá-lhe vantagem de poder fazer a unidade com mais facilidade que qualquer outro”, afirma.
O comentador SIC aponta vantagens políticas a Paulo Rangel, afirmando que é dos políticos que estão ativos no PSD, “aquele que tem o pensamento político mais sólido, consistente e estruturado”.
Marques Mendes diz ainda que, caso seja o vencedor da corrida à liderança do partido, Rangel “fará uma oposição mais assertiva” e “acutilante”.
Sobre Rui Rio, aponta sinais de “hesitação ou medo”, sublinhando que o líder do PSD “saiu-se bem nas autárquicas”, sendo expectável que, por essa razão, anunciasse de imediato uma recandidatura à liderança, o que não fez.
“A meu ver por uma razão de fadiga política. Muitos militantes e eleitores do PSD estão cansados de Rui Rio. Acreditaram nele e criaram grandes expectativas. Hoje, sentem uma grande desilusão”, conclui.
► A PÁGINA DE LUÍS MARQUES MENDES
- Para ouvir o podcast do comentário de Luís Marques Mendes, clique aqui.