Análise de Marques Mendes

As vantagens das centrais de biomassa florestal e como podem dar valor à floresta

O comentador da SIC, Luís Marques Mendes, debruça-se sobre os incêndios em Portugal, analisa a inflação no país, a polémica com o novo aeroporto, o acordo de descentralização, a guerra na Ucrânia e avalia o estado da Nação.

Loading...

O comentador da SIC, Luís Marques Mendes, considera que esta semana, Portugal atravessou uma "situação difícil" devido aos incêndios. Porém, defende que há "aspetos positivos a reclamar", quando comparada com o cenário de há cinco anos. Marques Mendes sublinha que "não houve fatalidades, à exceção do piloto" e avalia como positivo o plano de combate.

"Também se nota que as pessoas estão com outra consciência cívica relativamente à questão dos incêndios (...) com a preocupação de evitar comportamentos de risco", indica o comentador da SIC.

Várias questões são levantadas todos os anos quando Portugal atravessa a época dos incêndios, mas são escassos os contributos para evitar estas catástrofes.

Parte do problema passa pelo abandono das matas, sobretudo, por parte de pequenos proprietários que consideram que a "floresta é um custo e não um proveito".

Luís Marques Mendes lança as centrais de biomassa florestal como uma oportunidade para dar valor económico à floresta. Trata-se de uma forma de produzir energia limpa e renovável ao alimentar-se de mato.

"Significava um contributo a montante para dar valor económico, porque são resíduos comprados e permite limpar as matas e produz energia", esclarece Marques Mendes.