Reportagem Especial

Os reis da Arrábida: não há quem trave as obras ilegais na Herdade da Comenda

Loading...

De 2020 até hoje, a tensão entre os donos da Herdade da Comenda e quem vive em Setúbal só tem aumentado. Os proprietários acumulam processos e contraordenações, mas as obras prosseguem. É a Reportagem Especial desta quinta-feira.

Há dois anos, uma investigação SIC revelava quem eram afinal os novos donos da Herdade da Comenda, em Setúbal. Desde então, decorrem obras ilegais num palácio que pode ser, entretanto, classificado como munumento de interesse nacional.

Apesar da tentativa de intervenção das autoridades, há queixas frequentes de ameaças a cidadãos por alegadas invasões de propriedade em trilhos e espaços que, durante décadas, foram usados por quem vive na região. Aliás, ao longo de 600 hectares foram vedados acessos, alguns deles a caminhos corta-fogo que a Proteção Civil já fez saber que está impedida de cruzar e que, em caso de incêndio, pode colocar em causa a segurança do parque natural e da população.

Em Setúbal, paira uma estranha sensação de impunidade uma vez que, desde que compraram a Herdade, os donos da Comenda têm acumulado processos e contraordenações.

Últimas Notícias
Mais Vistos