Reportagem Especial

Goa, Coração Português: a terra que não esqueceu os 450 anos de presença portuguesa

Mais de seis décadas depois da transição de poder, em Goa, ainda permanecem fortes traços de 450 anos de presença portuguesa. No património, na religião, na gastronomia, na cultura e na língua que ainda é falada e ensinada num dos mais pequenos, mas prósperos, estados da Índia. Goa, Coração Português é a Reportagem Especial deste fim de semana.

Loading...

Em Goa, na Índia, ainda são visíveis os traços de 450 anos de presença portuguesa. É através da gastronomia que se sente a influência e alguns dos traços portugueses e o pão é uma das várias heranças que permanecem na região.

O costume enraíza-se nas palavras e em concani, a língua oficial de Goa, pão é pão. Dos mais de quatro séculos de presença na Índia permanecem várias receitas. Pronuncia-se 'Sorpotel' e dá jeitos do 'Sarapatel', original do alto Alentejo. Também à base de porco, não leva sangue, mas com uma massala de uma dezena de especiarias que eram e são as joias locais.

Os portugueses em Goa serão pouco mais de uma dezena. Tal como praticamente todos têm apelidos portugueses, também as ruas têm nomes portugueses. A Fundação Oriente, instalada na esquina com a Rua Povo Lisboa, é o motor da portugalidade no local. Promove a língua, cultura, exposições entrega bolsas, e recupera património.

"Goa, Coração Português" é a Reportagem Especial é a Reportagem Especial para ver na íntegra.