Condicionado pelas alterações climáticas, a água é um recurso cada vez mais escasso. Conciliar as necessidades de consumo com as limitações da natureza implica uma utilização cada vez mais eficiente.
Na Reportagem Especial do Jornal da Noite deste sábado, fazemos uma incursão pelos rios de montanha do Nordeste Transmontano, onde se estudam estratégias de gestão da água compatíveis com a manutenção dos ecossistemas.
São cursos de água que brotam das serras e se alimentam das nascentes, das chuvas e da neve.No seu estado mais puro, os rios de montanha percorrem vales profundos, formam cascatas naturais e sustentam uma enorme riqueza de biodiversidade.
Mas à medida que se aproximam das zonas habitadas, ficam sujeitos a todo o tipo de pressões e agressões. É o desenvolvimento que tem feito crescer o consumo de água, um recurso cada vez mais limitado.
Por isso, os investigadores procuram agora formas de compatibilizar as necessidades humanas com a disponibilidade natural. Uma das soluções em estudo é a reutilização das águas residuais tratadas, provenientes das ETAR, no regadio agrícola.
A estratégia de gestão da água, pensada em harmonia com os ecossistemas, é o tema da Reportagem Especial do Jornal da Noite.