Grande Reportagem SIC

Sem rasto em Moçambique

"Só estou aqui porque eu sei que o meu pai vai aparecer". Esta é a convicção de Rodrigo Sebastião enquanto avança pelos caminhos que levam ao mato, ao interior de Moçambique. Foi na província de Sofala que o pai de Rodrigo, Américo Sebastião, expandiu negócios na área da agricultura, pecuária e exploração florestal. Em Julho de 2016 o empresário português foi levado de uma bomba de gasolina em Nhamapaza, no centro de Moçambique, sem deixar rasto.

No verão de 2016, Rodrigo, filho de Américo Sebastião, tinha a intenção de deixar o emprego num banco em Portugal e ir trabalhar com o pai. Acabou por chegar trÊs dias depois do rapto
No verão de 2016, Rodrigo, filho de Américo Sebastião, tinha a intenção de deixar o emprego num banco em Portugal e ir trabalhar com o pai. Acabou por chegar trÊs dias depois do rapto

Nesse verão, o filho Rodrigo tinha a intenção de mudar de vida, deixar o emprego num banco em Portugal, ir trabalhar com o pai. Acabou por chegar 3 dias depois do rapto de Américo Sebastião, foi confrontado com essa ausência maior, teve de crescer depressa, aguarda ansiosamente um regresso.

Após o desaparecimento não houve pedido de resgate nem qualquer outra explicação para o rapto. O silêncio tem causado embaraço nas relações entre Portugal e Moçambique.

Nos últimos 6 anos, os raptos com objetivo de resgate em Moçambique terão atingido cerca de 150 pessoas entre a comunidade empresarial. Entre 2013 e 2014 , oito portugueses conheceram o cativeiro.

A Grande Reportagem SIC percorreu os caminhos do interior de Moçambique, esteve no local do rapto, ouviu testemunhos de familiares, amigos, funcionários e autoridades policiais sobre o caso de Américo Sebastião. As autoridades políticas de Maputo não encontraram disponibilidade para falar à SIC.

Reportagem: Cândida Pinto

Imagem: Luís Pinto

Edição de Imagem: Andres Gutierres

Produção: Diana Matias

Grafismo: Isabel Cruz

Colorista: Rui Branquinho

Pós-produção áudio: João Cruz

Coordenação: Cândida Pinto

Direção: Ricardo Costa