Na Grande Reportagem "Retornar" conhecemos dramáticas mudanças de vida, histórias de resiliência na Madeira, em Aveiro ou no Baixo-Alentejo. Como a família França, que viveu na Venezuela a experiência de um sequestro e encontrou refúgio em Porto Moniz, terra dos antepassados. A família Silva, acabada de chegar a Estarreja, ainda nos primeiros passos da integração. Ou a família Gouveia Franco, hoje dividida entre Machico e Ferreira do Alentejo, onde um empresário está empenhado em contratar 100 famílias luso-venezuelanas, assim o concelho consiga encontrar habitação para responder à procura.
O retorno da Venezuela aumentou em centenas de milhar de euros o orçamento da saúde na região da Madeira, mas as escolas ganharam um novo alento com os novos alunos luso-descendentes. Um desafio para os serviços públicos da região, que têm agora de adaptar-se às necessidades de mais 7 mil pessoas.
Nas ruas e nos cafés de Estarreja, onde quase toda agente tem familiares emigrados na Venezuela, fala-se cada vez mais castelhano. O tecido empresarial vai dando resposta, mas a oferta de emprego não coincide sempre com a expectativa de quem chega. Que o diga o Miguel, que deixou a meio a licenciatura em direito na Venezuela, para trabalhar como soldador numa fábrica do concelho. Ou a Paula, médica pediatra num hospital de Caracas que está agora atrás do balcão de um café no centro de Estarreja, enquanto trata do processo de reconhecimento de competências em Portugal.
► Veja a Grande Reportagem Retornar
Jornalista: Joaquim Franco
Repórter de imagem: João Lúcio
Editor de imagem: Andres Gutierres
Colorista: José Dias
Produção: Diana Matias
Coordenação: Amélia Moura Ramos
Direção: Ricardo Costa