Grande Reportagem SIC

Sem vagas nem respostas: imigrantes estão impedidos de reunir a família há anos

Há três anos que é praticamente impossível iniciar o processo de reagrupamento familiar sem recorrer à justiça. Milhares de imigrantes vivem presos num limbo, apesar de cumprirem todas as condições que a lei já exigia. Têm alojamento, dinheiro para sustentar a família, mas não conseguem vagas para iniciar o processo. Na semana em que o Parlamento aprovou regras mais rígidas, mostramos-lhe como é hoje, para um imigrante com a situação regularizada, tentar reunir a família em Portugal.

Loading...

A Grande Reportagem SIC acompanha as histórias de quatro imigrantes em Portugal. Hadi Sheikhnejad, especialista em insetos e pragas agrícolas, veio do Irão. Maria do Socorro Costa, cabeleireira, veio do Brasil. Muhammad Asadullah, engenheiro de software, veio do Paquistão. António Mambene, pedreiro e gruista, veio da Guiné.

Loading...

Em 2023 o governo de António Costa extinguiu o SEF e criou a AIMA, Agência para a Integração, Migrações e Asilo. Sem meios para lidar com uma herança de quase meio milhão de casos pendentes.

A ausência de vagas para pedidos de reagrupamento familiar já mantinha, desde 2022, milhares de imigrantes num cenário de incerteza e insegurança jurídica.

Anos de espera para conseguir agendamentos, incumprimentos sistemáticos dos prazos de resposta aos pedidos de autorização de residência ou de reagrupamento familiar, acumularam-se, aos milhares, nos tribunais. Em setembro estavam pendentes cerca de 100 mil intimações para defesa de direitos, liberdades e garantias. Processos com caráter de urgência para intimar a AIMA a cumprir a lei.  

Os imigrantes, pessoas como nós, são a força laboral indispensável em vários setores. Como tantos emigrantes portugueses espalhados pelo mundo.

Em 2024, os imigrantes contribuíram para a Segurança Social cinco vezes mais do que receberam em prestações sociais do Estado.

Pelo direito de viver em família, defendido na Constituição, enfrentam batalhas esgotantes num labirinto burocrático que mantém famílias separadas, sem saber até quando. Famílias como as nossas.


Ficha Técnica:

  • Reportagem: Miriam Alves e Paulo Cepa (Imagem)  
  • Edição de Imagem: Rui Berton
  • Grafismo: Rui Aranha
  • Produção Editorial: Diana Matias
  • Colorista: Jorge Carmo
  • Pós-Produção Áudio: Edgar Keats
  • Drone: 4Kfly
  • Legendagem: Spell
  • Coordenação: Miriam Alves
  • Direção: Marta Brito dos Reis, Bernardo Ferrão