Uma reportagem da Sky News leva-nos até ao Iémen para conhecermos a história de Ahad, a menina de 3 anos mas que pesa menos do que um recém-nascido. Ir até ao hospital, que lhe poderia salvar a vida, custa 16 dólares, os pais não têm como pagar. Além de pobre, a pequena e frágil Ahad tem também Síndrome de Down, algo com que os médicos raramente lidaram. Mas como Ahad, há dezenas de milhares de crianças a morrer à fome no Iémen.
Lembra-se da burla que andava a circular no MB Way e que se tornou conhecida pelo envio da mensagem: “Olá Pai” ou “Olá Mãe”? Uma reportagem da ECUAVISA conta que no Equador, a venda de dados pessoais está a tornar-se um negócio tão lucrativo quanto o tráfico de droga. Dados de muitos milhares de pessoas foram roubados e estão à venda na internet.
Os criminosos usam nomes, endereços, números de telefone e outros detalhes para burlas. Entre as mais comuns estão falsas chamadas de resgate de familiares em perigo.
De regresso à Europa, partimos até à Bélgica, onde o aumento do custo de vida está a colocar muitas dificuldades à restauração. Com menos clientes e clientes que consomem menos, os empresários adaptam-se para manter as portas abertas. Fechar mais cedo e abrir menos dias por semana, ajuda a poupar na fatura da energia e no número de funcionários, conta a RTL TVI .
E no programa desta semana, ainda lhe damos a conhecer a história de superação de Ryyan Alshebl. Aos 21 anos fugiu da guerra na Síria em 2015. Depois do trauma da viagem, foi acolhido na Alemanha, estudou Gestão e aprendeu uma nova Língua. Agora foi eleito presidente da Câmara de Ostelsheim. A história é contada pela RTL.