Repórteres do Mundo

Como fica a arte com a inteligência artificial? Há artistas zangados

Loading...

O país onde se pode conduzir sem mãos mas não se pode olhar para o lado, um psicólogo que faz arte com uma máquina de escrever e os artistas que estão apreensivos com a inteligência artificial são algumas das propostas do Repórteres do Mundo.

No programa desta semana há mais para descobrir. Por exemplo, porque morrem refugiados nos Alpes?

"Atravessar a neve é puro sofrimento", quem o diz é Amidou, um refugiado da Costa do Marfim. Já tentou atravessar os Alpes duas vezes e não conseguiu passar.

A história de Amidou, contada pela TV2 Noruega, repete-se com centenas de outros refugiados. Para muitos, a viagem termina com a amputação dos dedos dos pés ou das mãos, outros não resistem ao frio e os corpos só são encontrados na primavera quando a neve derrete.

A droga que chega (cada vez mais) pelo correio

Enviar droga pelo correio ou através de empresas de entregas é cada vez mais frequente. A polícia admite que não consegue calcular que percentagem de encomendas esconde o tráfico, garantem as autoridades belgas: “tudo faremos para vos apanhar”.

Um emprego estável ou um trabalho de sonho?

Na Croácia há cada vez mais pessoas a abandonar a estabilidade e a procurar o sonho. Durante 20 anos, Mirjana teve um emprego estável e carro da empresa, mas decidiu mudar de vida. Atualmente, vive rodeada de gatos ao som de música clássica.

As sondagens mostram que 77% dos croatas pensa em mudar de carreira e 13% vai arriscar a mudança nos próximos seis meses.

Conduzir sem mãos no volante já é legal no Reino Unido

Pode tirar as mãos do volante, mas não é permitido desviar o olhar da estrada. O Governo britânico é o primeiro da Europa a aprovar a condução mãos-livres. Mas há quem esteja apreensivo.

Será que todos somos um Picasso em potência?

Com inteligência artificial, a resposta será sim, mas com muita polémica à mistura. Será que vai ser preciso mudar a definição do que é ser criativo? Grande parte da comunidade artística no Reino Unido pede regulamentação para a tecnologia.

Fazer Arte com uma máquina de escrever

Para as gerações mais novas uma máquina de escrever não passa de uma peça de museu, mas para Robert Tomsik é uma fonte de inspiração e uma forma de fazer arte.

O artista eslovaco tem uma letra preferida e outras que se recusa a usar.