Repórteres do Mundo

"Jerryously" é um sucesso no TikTok e Miloš Křeček confessa que os amigos lhe chamam “maluco”

Várias acusações de mulheres que dizem ter sido violadas por polícias, o drama dos mais velhos despejados de casa e um passeio pelo lado misterioso da cidade de Viena que não é para claustrofóbicos são algumas das propostas do Repórteres do Mundo. Mas há mais para ver.

Loading...

Violadas pela polícia?

"Eles são a polícia. A quem recorremos quando a polícia nos está a fazer isto?" Scarlett diz ter sido abusada pela polícia numa esquadra de Manchester quando tinha 14 anos. E esta não é a primeira acusação.

Uma investigação da SKY News revelou em julho outros casos de violações e excessos contra mulheres detidas.

As autoridades dizem que não há provas mas o desaparecimento das gravações das câmaras de vigilância levantou muitas suspeitas e acabou por ser aberto um inquérito.

A cada 16 minutos um inquilino com mais de 55 anos é despejado

“Foi horrível. Não sabíamos onde íamos dormir”. Karen tem 61 anos e foi obrigada a sair da casa onde vivia há 16 anos.

“Não conseguia dormir, não conseguia comer, fiquei desnorteada", contou à Sky News. Karen só conseguiu pagar uma renda num contrato precário.

No Reino Unido, um enorme número de pessoas mais velhas corre risco de se tornar sem-abrigo. O Governo está a ser pressionado para alterar rapidamente a Lei do Arrendamento e pôr fim ao que é descrito como uma bomba-relógio.

Um dia de escola diferente: “aprendemos a flutuar”

Objetivo: zero afogamentos. Depois de o número de afogamentos ter aumentado, este verão, na Noruega, o Governo lançou um programa para todas as escolas.

De acordo com a televisão TV2 da Noruega, onze mil jovens de 14 anos têm aulas obrigatórias no mar, este ano letivo. Além da natação, aprendem técnicas de salvamento em caso de afogamento.

Costa Rica transforma plástico deixado nas praias (e não só) em tijolos

Com grandes áreas de reservas naturais e praias paradisíacas, a Costa Rica foi o primeiro país a abolir o uso de plástico não reutilizável. Mas as correntes marítimas e o turismo tornaram esta medida insuficiente.

Os habitantes começaram, por isso, a tomar medidas e a organizar-se em grupo para, duas vezes por semana, limparem as praias. Tudo o que conseguem recolher vendem ao centro de reciclagem.

O país tem uma das maiores fábricas transformadoras de plástico do mundo que recicla 80% das 110 toneladas de plástico que todos os dias são deitadas ao lixo.

Depois de triturado, o plástico dá origem a blocos ou placas que podem ser utilizados na construção de casas.

O lado misterioso da cidade de Viena

"Jerryously" é um sucesso no TikTok com vídeos em que desafia a claustrofobia. Para Jeremy não há espaços demasiado apertados, nem túneis demasiado escuros. E os melhores passeios são mesmo debaixo de terra.

Viena, capital da Áustria, é conhecida sobretudo pelos magníficos edifícios e pela sua cultura de cafés, mas tem também um lado misterioso. O centro da cidade é completamente subterrâneo. Até quatro pisos subterrâneos, existem passagens escondidas que conduzem a antigos abrigos antiaéreos, bunkers ou túneis.

Numa visita guiada pela Viena subterrânea, uma repórter da RTL Alemanha desafia os próprios medos.

“Os meus amigos dizem que sou meio maluco”

Tem 51 anos, é checo e diz que é o maior "cromo" do Lego do mundo. Todos os dias dedica pelo menos quatro horas a uma paixão que já não cabe na casa onde vive. As construções de Miloš Křeček ocupam cinco museus e um hotel.

Ainda sou uma criança. Tenho 51 anos e, na verdade, não me zango, estou zempre a construir. Fiquei tão fascinado pelo kit que ele consumiu toda a minha vida, disse à Markiza TV.