Quem mantém a máquina de guerra russa a funcionar?
Conscientemente ou não, há empresas e países que estão a fornecer armas ou partes delas à Rússia. Para encontrar os responsáveis, a Ucrânia criou uma equipa de investigadores forenses que recolhe provas nos locais atacados.
Os dados recolhidos mostram que, nas armas usadas pela Rússia, há componentes fabricados na maioria dos países industrializados, incluindo a Suécia.
A reportagem da TV4 foi autorizada a entrar no local onde os detetives recolhem e examinam o conteúdo dos robôs, foguetões e drones russos. Em cada projétil encontrado podem ser recolhidas informações valiosas.
Mãe aos 70 anos: concretização de um sonho ou decisão de risco?
Safina é ugandesa e sentia-se rejeitada por não ter conseguido ser mãe. Acabou por se separar do marido mas não desistiu. Fez uma fertilização in vitro e foi mãe de gémeos.
“Na nossa sociedade, é muito difícil sermos aceites se não tivermos filhos. Senti-me rejeitada por não ser mãe. Queria ser uma mulher respeitável”.
No Uganda, todos os anos, 1500 mulheres fazem tratamentos de fertilização in vitro. Cinquenta por cento são bem sucedidas. O preço dos tratamentos ronda os 10 mil dólares. Quando uma mulher quer dar à luz desta forma, procura apoio financeiro e há sempre quem ajude.
A idade da mãe para uma comunidade africana não parece ser problema. “Quando nasce uma criança numa aldeia africana, nasce numa comunidade que vai tomar conta dela. Se a mãe morrer, tomam conta do bebé”.
Exótico e perigoso: uma viagem às janelas Tisquizoque na Colômbia
Santander, na Colômbia, é conhecida como a cidade das janelas abertas. Estas janelas fazem parte de uma cordilheira com milhões de anos. Para chegar lá é preciso atravessar centenas de quilómetros entre penhascos.
Os guias garantem que todo o esforço é recompensado pela beleza do lugar. É o destino perfeito para os que amam a Natureza, com muita história para descobrir.
As janelas de Tisquizoque tornaram-se um motor do desenvolvimento para as comunidades locais que lutam para que a sua história seja conhecida e para que os colombianos as visitem.
O sonho de um refúgio para animais
Primeiro só precisavam de espaço para um papagaio, depois apareceu outro papagaio e mais tarde um tucano, sete anos depois o refúgio tratou centenas de animais selvagens vítimas de incêndios ou da ação do Homem na natureza.
Juan Figueredo e os amigos transformaram o sonho em realidade em San Bernardino, no Paraguai. O santuário sobrevive com a ajuda de donativos e voluntários.
Tiptoe, o burro terapeuta que ajuda idosos e é guia de um cavalo cego
Tiptoe foi agredido pela mãe quando nasceu e passou meses nos cuidados intensivos. Os veterinários conseguiram salvá-lo e a tratadora diz que agora está a retribuir. O burro é usado na terapia a idosos que estão a perder a memória e é o guia de um cavalo cego.
Numa visita ao New Perspective Senior Living, no Minnesota, nos EUA, “houve lágrimas e pessoas a falar que já não falavam há muito tempo.”
O Tiptoe é também guia de um cavalo cego com 10 anos chamado Tyty. “Se o tempo estiver muito mau, ele empurra-o para o abrigo”.