Repórteres do Mundo

Já ouviu falar dos super agers?

Ulrich Scheel tem 84 anos e é praticante de karaté. Gisela Opitz tem 86 e é guia na Catedral de Magdeburg. Estes dois alemães são a prova de que a idade pode mesmo ser só um número. Haverá um segredo para envelhecer mais lentamente?

Loading...

Ulrich e Gisela têm uma vida ativa e uma memória invejável. Dizem que tiveram uma vida normal e nunca abdicaram do que lhes dá prazer. Fizeram tudo, mas tudo com moderação. Os super agers estão a ser estudados por investigadores da Universidade de Magdeburgo.

Na investigação os super agers são as pessoas que, numa idade acima dos 80 anos, têm uma memória boa ou igual a uma pessoa de 50 ou 60 anos.

A equipa de especialistas tenta perceber porque alguns cérebros são mais eficientes na velhice do que outros. Analisam, por exemplo, a aptidão física dos participantes no estudo, mas ainda não se sabe se há influência direta no desenvolvimento do cérebro na velhice.

Para já, as investigadoras presumem que os cérebros das pessoas socialmente ativas, que têm muito contacto com os outros, envelhecem mais lentamente.