Uma mudança de vida inspiradora, a coragem de uma criança e uma vaga insólita de multas
O incrível ato de coragem de uma menina de 8 anos nos Estados Unidos, a inspiradora mudança de vida de um ex-membro das FARC e uma vila alemã assolada por uma insólita vaga de multas de estacionamento. Estas e outras histórias em mais um "Repórteres do Mundo".
Leonardo Chaux Hernández foi um dos mais importantes membros das FARC, esteve preso e evita falar do passado como combatente. Perdeu a mulher e as duas filhas numa retaliação aos ataques dos guerrilheiros.
Na prisão, escolheu a reconciliação e aceitou juntar-se a um grupo que apoia a reintegração. Agora vive sozinho em Caquetá e com a ajuda do Governo da Colômbia iniciou uma empresa de agricultura sustentável.
Leonardo Chaux Hernández é um dos 800 ex-combatentes apoiados pela organização.
Ato de heroísmo
A loja em Mapplewood estava quase a fechar, quando um homem armado exigiu todo o dinheiro. Além do dono, atrás do balcão estava a filha de 8 anos.
Quando o assaltante tentou chegar perto da criança, o dono deu-lhe um murro e envolveu-se numa luta com ele. A menina pegou num bastão de basebol e defendeu o pai.
O dono de um quiosque em Monheim, na Alemanha, desistiu de contar quando recebeu a 80.ª carta. Mas não foi o único, dezenas de moradores da mesma cidade contam histórias quase iguais.
Todos usavam o parque de estacionamento junto a um supermercado. Alguns estacionavam há mais de 20 anos no mesmo lugar sem qualquer problema.
O parque deveria ser público, mas o supermercado decidiu começar a cobrar. Instalou câmaras em setembro do ano passado e só enviou as primeiras notificações em maio. O caso revoltou a população de Monheim que se juntou num boicote ao supermercado e obrigou a Câmara a intervir.
O terreno tinha sido vendido pela autarquia ao Aldi e o contrato previa que fosse construído um parque de estacionamento público sem cancela e de entrada livre. Mais, o contrato tem uma alínea que diz que, se algum dia for cobrado o estacionamento, só a autarquia o pode fazer.
O Aldi foi obrigado a devolver os valores das multas. E quem saiu a ganhar deste diferendo? Não foram os moradores, nem o supermercado.
Além da proibição do uso do telemóvel, há bloqueios a sites de jogos, apostas desportivas, compras e redes sociais.
Os alunos não gostaram da notícia, mas admitem que muitas vezes se distraem e não ouvem o que está a ser dito dentro da sala de aula.
Corrida à Casa Branca
Quando Donald Trump foi alvo de uma tentativa de assassinato em Butler Farm, na Pensilvânia, o rival era Joe Biden e a corrida às Presidenciais parecia favorável aos republicanos. Um mês depois, e na véspera da Convenção Democrata, o cenário é muito diferente.
Os democratas ganharam vantagem e o discurso de Trump centra-se em ataques pessoais a Kamala Harris.