Repórteres do Mundo

O Carihuairazo desapareceu, será possível recuperá-lo?

Há 135 anos o Carihuairazo era um enorme glaciar no Equador, situado na Cordilheira dos Andes a 5 mil metros de altitude. Hoje, onde havia gelo, ficaram apenas rochas.

Loading...

Quatro fatores aceleraram o degelo. O primeiro, a altitude. O glaciar erguia-se a 4700 metros acima do nível do mar. Os relatórios científicos indicam que todos os glaciares abaixo dos 5100 metros desaparecerão dentro de 25 anos, e os mais altos, no fim do século.

O segundo é o aumento da temperatura. Nos últimos 30 anos, a temperatura ambiente aumentou entre meio e um grau. A alteração da precipitação é o terceiro fator.

Bolívar Cáceres, um dos investigadores do glaciar, aponta ainda um quarto fator. Durante 11 anos, as cinzas do Tunguranua chegaram ao glaciar, o que reduziu aquilo a que os cientistas chamam o albedo, a capacidade de refletir os raios solares. A camada negra depositada no topo fez com que o glaciar absorvesse mais radiação.

Estas alterações transformaram a paisagem. A neve que permitia regenerar o glaciar deixou de cair. O aquecimento global acelerou o degelo nos últimos 30 anos e muitas comunidades ficaram sem água para manter as culturas que garantiam o sustento de milhares de pessoas.