Repórteres do Mundo

"A música é a minha vida": um piano velho dá esperança aos doentes com cancro

A reportagem da TV Markíza, estação de televisão eslovaca, esteve no centro de tratamento de doentes oncológicos em Bratislava, onde um piano velho tornou-se um símbolo de resiliência e esperança.

Loading...

Katka foi diagnosticada com cancro da mama no início do ano. Estava a preparar-se para regressar ao trabalho depois da doença grave de um dos dois filhos. "Foi definitivamente um choque no início," diz Katka. "Mas a minha família tem sido o meu pilar, a minha maravilhosa sogra cuida dos meus filhos enquanto estou em tratamento."

Quando está nos tratamentos Katka está sozinha. As esperas são longas e a ansiedade dificulta ainda mais o processo. Depois de meses de uma enorme tristeza, um piano velho no corredor do centro de tratamentos de Bratislava, na Eslováquia, fez toda a diferença. O piano tinha sido encontrado num armazém e deixado no corredor para ser afinado.


Katka encontrou o piano e o consolo na música: "Sentir-me bem mentalmente é muito necessário neste tratamento, a música ajuda-me com isso porque é o meu divertimento e o meu sustento."

A musicoterapia é uma prática em tratamento de cancro em todo o mundo, mas foi uma novidade em Bratislava. Veronika Uljaky Strapková, psicóloga do centro de tratamentos, diz que as respostas emocionais que a música provoca podem ser poderosas e oferecer uma sensação de normalidade em tempos difíceis.

Para Katka, o piano velho de Bratislava tornou-se um símbolo de resiliência e esperança: "Cada vez que toco, e alguém sorri ou tem lágrimas a correr, penso que isso definitivamente cura."