Ao lado da sua companheira humana, Michelle King, Kernul inspecionpu diariamente milhares de encomendas nos correios e centros de distribuição da região de Sacramento. Kernel era o segredo para detetar pragas invasoras e doenças na fruta ou em plantas.
“Ele encontra muito mais contrabando do que qualquer pessoa conseguiria”
Mas o que parecia uma carreira sólida e indispensável chegou ao fim. O condado de Sacramento enfrenta um défice orçamental de 18 milhões de dólares e, numa decisão polémica, o Conselho de Supervisores aprovou a eliminação de 44 postos de trabalho.
Todos os funcionários humanos afetados foram realocados para outras funções, mas Kernul foi dispensado. Michelle, que continuará como inspetora, mas agora sem o seu fiel companheiro não esconde a tristeza.
“Foi devastador. Tive muita dificuldade em lidar com isto”
Kernul era uma verdadeira linha de defesa contra ameaças agrícolas. Capaz de inspecionar até oito mil encomendas por dia, destacou-se ao detetar, por exemplo, uma remessa ilegal de mangueiras vinda de Porto Rico e goiabas da Florida infestadas com moscas-da-fruta caribenhas.
A história Kernul levanta questões sobre as prioridades orçamentais e o valor atribuído a agentes não humanos que desempenham funções críticas para a segurança alimentar nos Estados Unidos.
Repórteres do Mundo mostra as diferentes perspetivas e a diversidade cultural em reportagens das mais de 40 televisões parceiras da SIC. Sábado, às 15h30, na SIC Notícias.