No coração da floresta amazónica, no oeste do estado do Pará, os jovens estudantes vivem uma aventura que nunca vão esquecer. A bordo de um barco, viajam por rios e matas até ao Igarapé do Costa, onde se encontra a base flutuante do Projeto Peixe-boi-da-Amazónia, um verdadeiro santuário para uma das espécies mais ameaçadas da região.
Em contacto direto com a natureza na Amazónia, aprendem a cuidar, alimentar e preparar os peixes-boi, mamíferos aquáticos, para o regresso à natureza. Débora Brach é estudante de São Paulo e vive a aventura com emoção e entusiasmo.
"Nunca imaginei estar dentro de água com animais selvagens. Os peixes-boi são maravilhosos. Estar com eles é incrível."
Esta experiência é muito mais do que uma oportunidade de aprendizagem, é também um trabalho de reabilitação e sensibilização. Segundo o veterinário Jairo Moura, os animais estão numa fase de aclimatação à água do rio, com características muito diferentes da água de cativeiro. Este processo é essencial para garantir a sua sobrevivência em liberdade. A estudante Cecília Videira destaca a importância da educação ambiental.
"Muitas comunidades ribeirinhas não têm o mesmo carinho pelos animais. Através da educação, podemos despertar esse amor e garantir uma conservação mais eficaz."
Além dos peixes-bois, 18 tartarugas, tracajás e tartarugas-da-Amazónia, foram devolvidas ao habitat natural. O momento da celebração esconde muitos anos de trabalho de associações com a ZooUnama. Há 15 anos na região, Hipócrates Chalkidis lembra que há sempre um longo processo de resgate e recuperação.
"Depois de seis, sete anos de trabalho, estamos a mostrar o processo final de reabilitação destes peixes-boi. Agora começa uma nova etapa: a libertação e uma nova vida para estes animais."
Esta ação com estudantes de Medicina Veterinária representa um passo gigante na proteção da biodiversidade na Amazónia e uma inspiração para todos os que acreditam que é possível mudar o mundo, um animal de cada vez.
Repórteres do Mundo mostra as diferentes perspetivas e a diversidade cultural em reportagens das mais de 40 televisões parceiras da SIC. Sábado, às 15h30, na SIC Notícias.