Repórteres do Mundo

Como enganar o Google Maps para escapar ao caos do estacionamento

Cansados da confusão causada por veraneantes, os moradores de Zandvoort, nos Países Baixos recorreram a um truque digital para proteger o seu bairro e o truque funcionou.

Loading...

Num gesto de desespero e criatividade, os residentes de Zandvoort, uma vila costeira nos Países Baixos, decidiram tomar o controlo do trânsito no seu bairro. Fartos do congestionamento e da falta de estacionamento provocados pelos visitantes da praia, uniram-se para reportar no Google Maps que havia obras na rua. O resultado? A aplicação passou a indicar que a rua estava inacessível, redirecionando automaticamente os condutores para outras zonas.

A ideia espalhou-se num grupo de WhatsApp da vizinhança e foi inspirada por uma ação semelhante em Lisserbroek.

"Se reportarmos um bloqueio uma ou duas vezes, o Google aceita e marca a estrada como fechada."

Bastaram cinco telemóveis a fazer a mesma notificação para que o sistema fosse enganado. A manobra, embora eficaz, não agradou ao vereador do trânsito de Zandvoort, Gert-Jan Bluijs.

"É engenhoso, mas não é para isso que o sistema serve. Se todos começarem a fechar ruas, Zandvoort mergulha no caos."

Em resposta, a autarquia agiu rapidamente. Foram colocados sinais físicos a orientar os visitantes para os parques de estacionamento principais, através das estradas principais, poupando assim os bairros residenciais.

Segundo Mark Hofman, publicação especializada em tecnologia Bright, manipular o Google Maps é bastante fácil.

"Basta abrir a aplicação, reportar obras em curso e confirmar. Com a ajuda de alguns amigos, o sistema é enganado temporariamente."

No entanto, o próprio Google corrige o erro ao fim de alguns minutos, quando percebe que os dados não correspondem à realidade.

Repórteres do Mundo mostra as diferentes perspetivas e a diversidade cultural em reportagens das mais de 40 televisões parceiras da SIC. Sábado, às 15h30, na SIC Notícias.