Repórteres do Mundo

Adoção comovente na Alemanha junta uma cadela e cinco javalis

Cinco pequenos javalis órfãos estão a emocionar a Alemanha e milhões de utilizadores nas redes sociais. Encontrados no início por um caçador, sozinhos no meio da floresta, os animais foram entregues a uma família de veterinários. Desde então, ganharam um novo lar, novos cuidados e até uma nova mãe.

Loading...

Quando chegaram à casa dos Kalden, em Wanfried, os cinco pequenos javalis estavam em estado crítico. Ainda tinham o cordão umbilical e terão passado três dias sem leite.

"Estavam muito debilitados. Mas hoje são fortes, saudáveis e bastante atrevidos."

A cadela Nala, uma dachshund de pequeno porte e enorme instinto maternal, assumiu naturalmente o papel de mãe. Desde os primeiros dias, acompanha os cinco por todo o lado, limpa‑os, protege‑os e tenta, nem sempre com sucesso, pôr ordem no grupo.

"A Nala tenta educá‑los para que a sigam, mas cinco javalis normalmente correm em cinco direções diferentes… e aí ela fica um pouco stressada."

A rotina exigia, no início, vigilância constante. E a família de veterinários não descansou até estar garantida a sobrevivência dos cinco javalis.

"Tínhamos de nos levantar de três em três horas durante a noite para lhes dar leite. Agora já não é preciso, porque estão maiores e mais fortes. Mas continuam a fazer‑se ouvir, têm uma fome enorme e o barulho que fazem ouve-se pela casa inteira."

Friederike Kalden gere uma conta no Instagram dedicada aos resgates da família. A cada nova publicação, os cinco javalis conquistam mais fãs e os pedidos de atualização são constantes.

"Houve claramente um efeito 'uau'. Muitas pessoas perguntam quando sai o próximo vídeo, querem saber se cresceram, o que andam a fazer. Há muita, muita curiosidade."

A casa dos Kalden está habituada a acolher animais selvagens: corços, cervos, cegonhas, cisnes e até gansos‑do‑Nilo. A regra é simples: cuidar, recuperar e, quando possível, devolver à natureza.

Apesar de estarem saudáveis, os cinco javalis já não podem ser devolvidos ao habitat natural. Por terem sido criados desde o nascimento em contacto próximo com humanos, a lei impede a sua reintrodução. A solução será encaminhá‑los para novas famílias nas próximas semanas e interessados não faltam.