A Ruína

Descomplicador

Porque os tribunais não dão razão aos emigrantes lesados?

Há 24 mil credores que reclamam créditos no Tribunal do Comércio. No Tribunal Cível de Lisboa, os juízes insistem em não dar razão aos emigrantes lesados do BES e a absolver o Novo Banco. Porque razão os juízes negam indemnizações aos leados do Grupo Espírito Santo? Pedro Coelho explica neste "Descomplicador".

Loading...

A equipa de jornalistas da SIC que realizou a série de Grande Reportagem “Assalto ao Castelo” regressa com "A Ruína". O fio condutor é, de novo, o universo BES.

"A Ruína" detalha a forma como o banco de Ricardo Salgado conseguiu convencer 8 mil emigrantes a comprarem 723 milhões de euros de ações preferenciais de veículos financeiros esculpidos pelo BES. A dar fortes sinais de contaminação pelo peso da dívida das empresas do grupo Espírito Santo desde 2009, o banco viu-se forçado a encontrar formas rápidas de gerar liquidez.

Entre 2012 e 2014 os emigrantes, financeiramente iletrados, foram o alvo. E o BES vendeu-lhes títulos de dívida do banco e das empresas falidas do grupo que só poderiam ser transformados em dinheiro em 2047 - 2051. Que esquema inventou o BES para convencer estes 8 mil emigrantes a investirem no risco e no incerto?

(Re)veja aqui o Episódio 1 - O Conto do Vigário