Sociedade das Nações

Terror no Quénia

O ataque de sábado ao centro comercial de Nairobi por uma milícia do grupo islamita Al-Shabab terminou com mais de 60 mortos e 175 feridos. O grupo extremista anunciou que o cerco foi uma resposta à presença de tropas quenianas na Somália. Após 80 horas de cerco, as autoridades quenianas retomaram o controlo do centro comercial. Entre os terroristas, cinco morreram e onze foram detidos.

O ataque ao centro comercial de Nairobi e as legislativas alemãs são os temas em análise no programa desta semana
© Goran Tomasevic / Reuters

Esta semana no Sociedade das Nações, Anneli Botha, especialista africana em terrorismo, comenta o ataque ao centro comercial "Westgate". A investigadora do Instituto de Estudo de Segurança de África analisa ainda a ação do movimento islamita somali Al-Shabab, que tem ligações à Al-Qaeda. 

Ainda no programa desta semana, Matthias Fisher, conselheiro para os Assuntos Económicos da Embaixada da Alemanha em Lisboa, analisa os resultados das eleições legislativas alemãs, que deram a vitória a Angela Merkel. A eleição da chanceler para um terceiro mandato, as possibilidades de coligação e as implicações desta vitória da CDU na política interna alemã e na política europeia são outros temas em destaque nesta entrevista.