Sociedade das Nações

A alma russa

Os atentados de Volgogrado, a proximidade dos Jogos Olímpicos de Sochi, o triunfo da diplomacia de Moscovo na questão Síria, a amnistia às rebeldes Pussy Riot e ao magnata Kodarkhosvky, voltaram a colocar Vladimir Putin e a Rússia na ordem do dia. Esta semana, no Sociedade das Nações o realizador Aleksandr Sokurov analisa o futuro da nova Rússia.

O realizador Aleksandr Sokurov analisa o futuro da nova Rússia
SIC

Autor de uma recente tetralogia do poder e do poder de corrupção, sobre Hitler, Lenine, Estaline, Hirohito e o Doutor Fausto, Sokurov analisa a sua arte e a sua passagem de dissidente perseguido a realizador aclamado. Para acabar o seu último filme, o magnífico Fausto, foi preciso que Vladimir Putin interviesse, para desbloquear fundos necessários.

Filho de um veterano da Segunda Guerra Mundial, Sokurov nasceu em Podorvikha, na Sibéria, em 1951. Licenciou-se em História na Universidade de Gorki e, enquanto estudava, começou a trabalhar na televisão. No final da licenciatura, mudou-se para Moscovo onde ingressou na prestigiada escola de cinema VGIK. Revelou-se um excelente estudante e ganhou a Bolsa Eisenstein. As suas primeiras obras foram proibidas pelas autoridades soviéticas.