Sociedade das Nações

Entrevista ao ministro da Cultura do Irão

O primeiro-ministro do Iraque, Nuri al-Maliki, recusa formar um Governo de emergência nacional para fazer face à ofensiva "jihadista" sunita em cinco províncias do país. O chefe de governo iraquiano considera que seria um golpe contra a Constituição. Os Estados Unidos da América garantem não se envolver diretamente no conflito, mas o presidente Obama enviou 300 conselheiros para Iraque para ajudar a controlar a revolta sunita.

© Caren Firouz / Reuters

Os EUA anunciaram no início da semana que estavam abertos a discussões diretas com o Irão, sobre a ofensiva de combatentes sunitas que estão a ameaçar os seus aliados iraquianos, excluindo porém qualquer cooperação militar com Teerão. O Irão e o Iraque têm relações próximas, estando unidos pela corrente xiita do islão. Esta semana, no Sociedade das Nações, Ali Jannati, ministro da Cultura do Irão analisa o atual estado das relações entre Washington e Teerão, face à situação no Iraque.

Ali Jannati, membro do governo do Irão desde 2013 e filho do ayatollah Ahmad Jannati, comenta ainda as críticas feitas ao seu governo por limitações à liberdade de expressão. O ministro da Cultura do Irão esteve recentemente em Lisboa para promover a aproximação cultural entre os dois países. Os governos português e iraniano assinaram protocolos de cooperação nas áreas de cultura e arquivo.