Todas as Artes

Destaques culturais: novidades no Sudoeste e um recorde para Taylor Swift

Eis os destaques culturais desta semana. Uma rubrica do Programa "Todas as Artes".

Loading...
Martin Garrix atua no Sudoeste pela quarta vez e regressa ao festival onde se estreou, em 2014. Voltou à Zambujeira do Mar dois anos depois, repetiu em 2017 e, este ano, apresenta-se no palco principal, dia 7 de agosto.
Aos 27 anos, Martin Garrix é um dos mais conceituados DJs e produtores do mundo.
José Cid fez 82 anos e assinala a data com uma reedição: "10 mil anos depois entre Vénus e Marte" foi lançado pela primeira vez em 1978 e volta agora aos palcos.
Nos concertos anunciados, José Cid far-se-á acompanhar pela Orquestra Filarmónica das Beiras, primeiro em Lisboa, dia 24 deste mês; depois, em Guimarães, dia 2 de março.

28 milhões de euros na requalificação do Teatro Nacional de São Carlos

O Teatro Nacional de São Carlos vai fechar para obras de requalificação. O projeto prevê mais luz e melhor climatização no edifício, uma cantina, uma nova sala de ensaios e um pátio. São obras no âmbito do PRR, com um orçamento que ronda os 28 milhões de euros.
As atividades do teatro vão poder ver-se noutras salas do País. As obras deverão estar concluídas em 2026.
Alfredo Cunha inaugurou, na Amadora, a exposição "25 de abril de 1974, Quinta-feira". Integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril, pode ser vista até 23 de junho.
Sobre as fotografias captadas, na altura, diz: "era o grande acontecimento da minha vida, eu tive o cuidado de preservar, de tratar bem dos negativos, é isso que nos dá a possibilidade de, 50 anos depois, os termos e vermos com alguma qualidade".
Momentos também registados em livro; memórias de um dia... e dos tempos que se seguiram.

Filme-concerto de Taylor Swift chega à Disney+ e já tem data de estreia

Taylor Swift foi a grande vencedora dos Grammys e ganhou o prémio de Álbum do Ano, pela quarta vez. Fica para a história, numa noite em que se destacaram as mulheres: Swift recebeu a notícia pela voz de Céline Dion, afastada dos palcos por motivos de saúde.

Joni Mitchell cantou nos Grammys pela primeira vez: aos 80 anos, atuou na cerimónia que também premiou Billie Eilish e foi de estreia para Miley Cyrus. A cantora norte-americana - que já foi Hannah Montana - nunca tinha recebido um grammy; este ano ganhou dois.