Silva Pires

Jornalista

Volante

KGM lança pick-up elétrica

Uma pick-up elétrica, com versões de tração dianteira e integral, é a novidade da sul-coreana da sul-coreana KGM, sucessora da SsangYong. Baptizado Musso, o novo veículo de caixa aberta tem por base o SUV Torres e o preço é um dos argumentos: a partir de 45 900€ (29 900€ s/IVA).

KGM lança pick-up elétrica

Longe de ser uma pick-up pura e dura, a Musso EV, cabina dupla, quatro portas, cinco lugares, caixa com 500 litros de capacidade, marca pontos na versatilidade e nos aspetos práticos, que a transformam num veículo multiusos, com capacidades que vão desde o veículo de trabalho ao instrumento de lazer, até por não faltarem acessórios para facilitar a utilização.

O eixo traseiro multibraços é um dos aspetos a ter em conta numa pick-up com um estilo conseguido, herdado do Torres. A frente dá-lhe um ar mandão, a assinatura lumiosa é original, com uma barra a toda a largura, no meio com pequenos retângulos entrecortados; separados pela entrada de ar, em baixo, dois grupos óticos verticais, “afundados” nos extremos do para-choques que parece destacado da carroçaria, por uma barra negra, em cima e a entrada de ar em baixo, esta rematada por uma peça que sugere uma proteção inferior. O efeito é vistoso.

O interior apresenta um volante multifunções quadralizado e integra um grande painel tátil com dois ecrãs (cada um com 12,3”), claramente separados. Painel de instrumentos em frente ao volante, Infoentretenimento ao meio e uma aposta no minimalismo: até os botões de atalho, incluindo, por exemplo, modos de condução, estão integrados no monitor da direita e é preciso “arrastá-los” através de uma fina barra no topo para ficarem visíveis. Não acho especialmente práticas estas criações informáticas…

Consola suspensa, com apoio de braço a tapar generosa caixa, decoração à base de plásticos, com qualidade convincente, cobreados em partes do tablier e da consola, dão um toque de modernidade na decoração e valorizam um ambiente simples.

Em termos de habitabilidade, pouco a dizer: ótimo espaço para as pernas e em altura no banco traseiro, apoio de braços central a dificultar a vida ao quinto passageiro.

A versão 4x2 recorre a um motor elétrico com 207 cv (152 kW) e 339 Nm de binário; a opção de tração integral conta com outra máquina elétrico igual no eixo traseiro, o que implica a potência combinada de 237 cv (175 kW) e 630 Nm de binário. A bateria é uma LFP (fosfato de ferro e lítio) com 80,6 kWh de capacidade e capaz de receber carregamento rápido a 300 kW. Daí a possibilidade de um carregamento dos 10 aos 80% do total em 36 minutos.

A autonomia máxima, promete a marca, é de 420 km (4x2) ou 379 km (4x4), decorrente de um consumo em ciclo  combinado de 23 e de 26 kW/100km, respetivamente. A  nível de performance, a aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em 9,2 segundos na versão  de tração dianteira (162 km/h de velocidade máxima) e em 8 segundos na variante de tração  integral (177 km/h de velocidade máxima).  

Não falta um sistema de travagem regenerativo inteligente também regulável nas patilhas do volante.

Há quatro modos de condução: Eco, Sport, Smart e Winter.

A Musso EV é proposta em dois níveis de equipamento (K3 e K5) e em ambos são de série ar condicionado automático bizona,  conetividade Android Auto e Apple CarPlay, carregador de smartphone por indução, duas  entradas USB-C, sensores de chuva e de luz, acesso e arranque sem chave e sistema V2L  (Vehicle-to-Load”), que permite disponibilizar energia a outros dispositivos a partir do  veículo. 

A versão K5 acrescenta um sistema de monitorização 3D da área exterior e de observação do  piso, volante aquecido, banco forrados a tecido e pele sintética, bancos do condutor e  passageiro com ajuste elétrico de oito vias, aquecidos e ventilados.  

No capítulo da segurança e da assistência ao condutor, ambas as versões, nomeadamente DAA (Alerta do condutor), DMS (Monitorização da condução), ESC (controlo de 3esyabilidade eletrónico), HAC (assistência em descida), HDC (controlo em descida), LKAS (manutenção na faixa de rodagem) e TSC (controlo para reboque). Acresce alarme,  cruise control adaptativo, oito airbags, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros,  câmara traseira e sistema de nivelamento do veículo ( altura constante do eixo  dianteiro, independentemente das alterações de peso na plataforma de carga).

Uma centena de quilómetros ao volante da versão 4x4 revelaram uma pick-up de suspensão firme, sensível às irregularidades da estrada, pouco dada a grandes explosões e capaz de gastar 27 kWh/100 km (na linha do anunciado) num percurso com muito autoestrada que, decididamente não a favorece. Fora de estrada, num percurso sem dificuldades, cumpriu com os seus 18 cm de distância ao solo.

Em termos de preços, a versão k3 4x2 custa 45 900€ para pareticulares e o valor sem IVA é de 29 900€. A diferença para a 4x4 é de apenas 2 000€ (33 490€ s/IVA). A mais equipada cuista 49 900€ (35 490 s/IVA).