Silva Pires

Jornalista

Volante

Seal 6 DM-i, mais um PHEV na BYD

Uma carrinha, a par de um sedan, é a novidade do BYD Seal 6DM-i, o segundo PHEV que a marca chinesa lança no mercado nacional. Onovo modelo combina um motor 1.5 a combustão com uma bateria de 19 kWh, debita 212 cv de potência combinada e anuncia uma autonomia elétrica até 105 km e um total de 1 455 km com bateria totalmente carregada e depósito atestado. Os preços são de 43 990€ para o sedan e 44 490€ para a carrinha.

Seal 6 DM-i, mais um PHEV na BYD

Formas arredondadas e fluidas, grelha frontal minimalista com sistema de admissão de ar ativo para aumentar a eficiência aerodinâmica, faróis full-LED bem rasgados, para-choques desportivo original compõem um rosto identificado com a família. Silhueta limpa e elegante com as duas linhas de cintura, curvatura bem esculpida no tejadilho do sedan, e suavemente inclinado na carrinha, que tem um efeito flutuante. Imagem original reforçada por jantes de 18 polegadas.

Um e outro medem 4,84 metros, têm a mesma distância entre eixos (2,79 m), mas a carrinha é ligeiramente mais alta (1,1 cm). Versátil, como é natural, está a nível aceitável nesta escolha no que diz respeito à capacidade da bagageira: 500 litros atrás dos bancos, 675 acima disso e 1 535 com os bancos traseiros rebatidos. Para o sedan os valões são de 491 e 1 370 litros com bancos rebatíveis na proporção 60x40.

O habitáculo dos BYD Seal 6 é espaçoso e, como de costume, conta com um nível de construção e acabamento cuidados e exibe materiais de qualidade. A instrumentação continua a ser concentrada num pequeno ecrã atrás do volante e é complementada por um ecrã central, com 12,8 ou 15,6 polegadas, consoante o acabamento. O design é sóbrio e valoriza um ambiente bem conseguido, favorecido também por nível de conforto assinalável.

O sistema DM (Dual Mode) da BYD conta com inovações como os motores elétricos de alto binário com controlador integrado, combina um motor 1.5 Xiaoyun com a eficiência térmica de 43% com uma bateria laminar de 19 kWh (18 úteis). Os dois modos de funcionamento, são o EV, exclusivamente elétrico, o qual a marca anuncia funcionar na maioria das situações; e o HEV, quando o motor a gasolina carrega a bateria e o motor elétrico através de um inversor, permitindo a resposta de condução de um EV quando é necessária potência extra, o modo HEV pode alternar entre série e paralelo, combinando o motor e o sistema elétrico.

Daqui resulta uma autonomia elétrica da ordem dos 105 km no sedan e 100 na carrinha e consumos ponderados que podem chegar a 1,5 l/100 Km, de acordo com a BYD. Em termos de autonomia global os números podem então ser de 1 455 km (1 350, na carrinha).

No que respeita a prestações, a aceleração 0-100 faz-se em 8,5 segundos e a velocidade máxima é de 180 km/h.

O BYD Seal 6 DM-i aceita carregamento rápido, bastando 23 minutos para levar a bateria dos 10 aos 80% da capacidade. A bateria suporta também a função vehicle-to-load, disponível de série, o que permite carregar diversos dispositivos externos.

Quanto a equipamento a oferta é considerável. Logo na versão Comfort: faróis automáticos em LED, farolins e luzes de circulação diurna LED, limpa-para-brisas dianteiro com sensor de chuva, volante aquecido, bancos dianteiros com regulação elétrica, espelhos retrovisores exteriores aquecidos, eletricamente ajustáveis e rebatíveis, painel de instrumentos digital de 8,8”, sistema de infoentretenimento de 15,6”, quatro entradas USB, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros, visão panorâmica 360º, sistema de som com oito colunas, A carrinha acrescente barras de tejadilho em alumínio e abertura elétrica da bagageira. A versão Comfort Lite (disponibilidade limitada) oferece o mesmo nível de equipamento, mas com o ecrã de 12,8”.

Já disponível para encomenda, a nova gama está disponível a partir dos 43 990€, na carroçaria sedan e versão Comfort, e na carroçaria Touring, começa nos 44 490€ (valores sem despesas de legalização, transporte, nem pintura metalizada), na versão Comfort Lite; a versão Comfort custa mais 1 000€. Para empresas e ENIs os preços arrancam nos 32 990€ + IVA, numa campanha de lançamento válida até 30 de setembro.