Saúde e Bem-estar

Batatas fritas em azeite são mais saudáveis que cozidas

Fabrizio Bensch

Fritar vegetais em azeite virgem extra produz níveis mais altos de fenóis naturais.

Um estudo de uma universidade espanhola revelou que os vegetais fritos em azeite virgem extra trazem mais benefícios do que os cozidos em água. No teste, foram usadas batatas, beringelas, abóboras e tomates.

As conclusões do estudo da Universidade de Granada foram publicadas na revista Food Chemistry, e surgem da intenção em avaliar a perda dos compostos antioxidantes, como os fenóis, nas várias maneiras como os alimentos são cozinhados.

Ou seja, os investigadores usaram vários processos de cozedura para testar e determinar como é que afetavam ou realçavam as qualidades antioxidantes.

Segundo a universidade, o estudo comprovou que fritar vegetais em azeite virgem extra produz níveis mais altos de fenóis naturais, um tipo de antioxidante que está ligado à prevenção de doenças como o cancro, diabetes e outras patologias degenerativas.

A qualidade dos vegetais aumenta, uma vez que são enriquecidos com os fenóis transferidos do azeite virgem extra. Apesar desta parte benéfica, os investigadores relembram que fritar os vegetais não deixa de aumentar a densidade calórica da comida, devido ao óleo absorvido.