Saúde e Bem-estar

Entrevista SIC Notícias

Endometriose, a "doença silenciosa"

Ginecologista Rui Viana em entrevista na Edição da Manhã da SIC Notícias.

Loading...

O ginecologista Rui Viana explica que a endometriose se trata de uma doença "relativamente frequente", que afeta cerca de 10% das mulheres em idade fértil. É conhecida como a "doença oculta" ou a "doença silenciosa", porque pode demorar anos até ser identificada, segundo o médico.

"Há pessoas que vivem com endometriose durante muitos anos e não interpretam como tal. Têm sintomas e dores que vão aprendendo a controlar, automedicam-se e não procuram ajuda porque desconhecem a doença", diz.

"Cada vez se fala mais, o que significa que há mais procura e melhor tratamento", afirma, e acrescenta que a endometriose é responsável por 60% dos casos de infertilidade.

Em entrevista na Edição da Manhã, Rui Viana considera que se trata de uma "doença ingrata" porque tem expressão "muito variável" de pessoa para pessoa e pode voltar, mesmo depois do tratamento. Nesse sentido, salienta a importância de um acompanhamento multidisciplinar.

O médico acrescenta ainda que os profissionais estão a diagnosticar a doença "cada vez melhor" porque as técnicas estão "mais evoluídas" e apela ao envolvimento de várias especialidades nos processos de diagnóstico e tratamento.