Saúde e Bem-estar

ASAE apreende 450 litros de gelados devido a goma de alfarroba contaminada

Boris SV

Na sequência dos alertas relativos à presença de goma de alfarroba com um pesticida cancerígeno.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 450 litros de gelados na sequência dos alertas relativos à presença de goma de alfarroba contaminada com um pesticida cancerígeno nalguns géneros alimentícios.

Em resposta à agência Lusa, a ASAE informou que depois de ter recebido, através do Sistema de Alerta Rápido para Alimentos e Alimentos para Animais (RASFF), notificações relativas à presença de óxido de etileno (pesticida cancerígeno) na goma de alfarroba (E410) usada na produção de alguns géneros fiscalizou em junho e junho nove operadores económicos, tendo instaurado dois processos de contraordenação.

Os processos foram instaurados por "transformação ou mistura para diluição de géneros alimentícios e de alimentos para animais, de origem vegetal ou animal, contendo níveis de resíduos superiores ao legalmente estabelecidos", explica.

A ASAE acrescenta que, no âmbito das suas ações de fiscalização, continuará a desencadear "ações dirigidas a operadores económicos que possam incorporar este aditivo em diferentes géneros alimentícios", verificando a proveniência do aditivo utilizado para a garantir a segurança dos consumidores.

"Os operadores económicos encontram-se alertados pelas autoridades competentes para verificação desta situação e para a não utilização do produto contaminado identificado", sublinha.