O Presidente da República e o rei de Espanha inauguraram esta segunda-feira à tarde o novo Centro do Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud, que resulta duma doação de 50 milhões de euros feita por um casal espanhol.
Filipe VI veio de propósito a Portugal inaugurar o novo centro que pretende liderar a investigação e o tratamento do cancro do pâncreas na Europa.
Primeiro-ministro, presidente da Assembleia da República, os dois ex-presidentes e vários ministros assinalaram o momento que pretende mudar o combate ao cancro do pâncreas.
O novo centro Botton-Champalimaud para o Cancro do Pâncreas resulta da colaboração entre a fundação e um casal espanhol que doou 50 milhões de euros para criação desta unidade.
Maurizio e Charlotte Botton o casal de empresários espanhóis condecorados pelo Presidente da República quiseram juntar-se à Fundação Champalimaud para por de pé o novo centro de investigação do cancro do pâncreas, num novo edifício que em janeiro abrirá portas para receber os primeiros doentes.