Em Matosinhos, está a ser implementado um programa comunitário que pretende prevenir a perda de memória, através de atividades como o exercício físico e a educação alimentar.
O projeto “MIND” desenvolvido pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto é dirigido aos cidadãos de Matosinhos ou a utentes inscritos nas unidades de saúde do concelho.
O programa quer prevenir a perda de memória e o declínio cognitivo através de atividades não farmacológicas que estimulam o cérebro.
São cinco as áreas de intervenção: exercício físico, educação alimentar, treino cognitivo, exercícios de adaptação à perda de memória e deteção e correção de défice auditivo.
As atividades são realizadas em vários locais nas diferentes freguesias de Matosinhos. Os participantes têm de ter entre 18 e 85 anos, ter a 4ª classe e poder realizar atividade física. Não podem ter demência grave já diagnosticada.
A maioria dos participantes é referenciado pelas unidades de saúde de Matosinhos, mas os interessados também se podem autopropor. Podem fazê-lo através do e-mail mind.matosinhos@isup.up.pt ou do contacto telefónico 91 237 12 71.
Antes de iniciarem as atividades, os candidatos passam por duas fases de avaliação. Os dados clínicos e neurológicos recolhidos vão ajudar a medir o impacto destas mudanças. Os investigadores querem também perceber se o modelo pode ser replicado à escala nacional.
O programa “MIND” tem um financiamento de cerca de 300 mil euros, perto de 87 mil foram assegurados pela Câmara de Matosinhos.
O projeto já tem mais de 300 pessoas referenciadas, mas ainda está a aceitar inscrições.