Saúde e Bem-estar

300 mil pessoas doaram sangue em 2021, mas número está a descer

Esta terça-feira assinala-se o Dia Mundial do Dador de Sangue.

300 mil pessoas doaram sangue em 2021, mas número está a descer

Esta terça-feira assinala-se o Dia Mundial do Dador de Sangue e para assinalar este dia é feito um apelo a todos aqueles que possam que se tornem dadores. No ano passado 300 mil pessoas doaram sangue em Portugal, contudo esse número tem vindo a descer.

Há 31 locais em Portugal onde é possível fazer a recolha de sangue e muitos são os portugueses que diariamente ajudam a salvar vidas. Uma doação pode salvar até três pessoas.

Em Lisboa, no Centro de Sangue e Transplantação, todos os dias são recebidas 50 a 60 pessoas. Nos fins de semana podem ser até 100 aqueles que ali chegam para deixar o seu contributo.

No ano transato registaram-se em Portugal 310 mil dádivas, porém esse número ficou abaixo do necessário para abastecer os hospitais portugueses. Para haver uma reserva segura era necessário ter recebido 350 mil doações.

Em Portugal, atualmente, há bastantes pessoas dadoras com mais de 65 anos o que representa uma população de dadores envelhecida. O intervalo de idades preferencial para realização de doações vai dos 18 aos 65 anos.

Existem portanto, menos dadores no país e o envelhecimento e a migração da população são dois dos grandes fatores apontados para que se tenha assistido a uma queda no número de dadores.

O Dia Mundial do Dador de Sangue é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde e pretende consciencializar a população para esta prática.

SAIBA MAIS