Saúde e Bem-estar

Portugueses estudam benefícios da cereja no tratamento do cancro

Portugueses estudam benefícios da cereja no tratamento do cancro

Investigação da Universidade da Beira Interior mostra resultados promissores do uso de extratos de cereja no tratamento de vários tipos de cancro.

Uma investigação da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior indica resultados promissores da utilização de extratos de cereja no tratamento de vários tipos de cancro. O estudo está a ser feito com várias variedades do concelho do Fundão.

O interesse deste grupo de investigadores na colheita da cereja vai muito além do aspeto apetecível do fruto.

As qualidades da cereja são reconhecidas e têm vindo a ser estudadas pelo Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior. Os ensaios laboratoriais têm confirmado as propriedades antioxidantes do fruto, mas os testes já realizados com células cancerígenas humanas mostram que é possível ir mais além.

O próximo desafio é perceber nos ensaios com animais os benefícios da cereja no tratamento do cancro e chegar aos testes clínicos.

Os resultados são para já promissores mas a investigação continua para que possa ser fundamentada a relação causa/efeito entre o consumo de cerejas e o tratamento do cancro.