A empresa de biotecnologia dinamarquesa BAVA.CO informou esta sexta-feira que o regulador europeu recomendou o alargamento do uso da sua vacina contra a varíola também contra o vírus Monkeypox (varíola dos macacos, em português).
A IMVANEX é a única vacina no mercado cujo uso está autorizado para prevenção do vírus Monkeypox, mas apenas nos Estados Unidos e Canadá. Na União Europeia, para já, a autorização é apenas para tratar a varíola comum.
Apesar disso, a empresa dinamarquesa tem produzido e entregue esta vacina a vários países europeus para um uso “off-label” - a utilização de um medicamento para uma finalidade diferente da aprovada.
“O alargamento do uso ajudará a melhorar o acesso à vacina em toda a Europa e fortalecerá a preparação futura contra a varíola dos macacos”, disse o CEO da empresa, Paul Chaplin, em comunicado.
A recomendação da Agência Europeia do Medicamento seguirá agora para a Comissão Europeia, para aprovação final, podendo chegar em breve ao mercado europeu a "primeira" vacina contra o Monkeypox.