Saúde e Bem-estar

Bebés reagem com caretas ou sorrisos ao que as mamãs comem durante a gravidez

Bebés reagem com caretas ou sorrisos ao que as mamãs comem durante a gravidez
George Doyle/Getty Imagens
Se as cenouras estão entre os alimentos preferidos, o mesmo não se poderá dizer das couves.

Um estudo da Universidade de Durham, em Inglaterra, revela que no útero os bebés já reagem a cheiros e sabores. Essa reação, com caretas ou sorrisos, foi comprovada através de exames de ultrassom 4D realizados a 100 mulheres grávidas.

Se quando as mamãs comiam cenouras, a cara dos bebés era de satisfação, quando eram expostos a couve, por exemplo, faziam caretas de choro.

Couves? Careta ou cara de choro
Universidade de Durham

Os investigadores, do estudo publicado na revista Psychological Science, acreditam que o que as mães comem durante a gravidez pode, aliás, influenciar as preferências gustativas dos bebés e, consequentemente, ter efeitos nos hábitos alimentares.

Cenouras? Um sorriso
Universidade de Durham

“Vários estudos sugerem que os bebés podem cheirar e saborear no útero, mas [esses estudos] baseiam-se em resultados pós-parto, enquanto o nosso é o primeiro a ver essas reações antes do nascimento", destaca a investigadora Beyza Ustun, citada pelo Independent.

Além disso, “acreditamos que essa exposição repetida a sabores [ainda na barriga das mamãs] pode ajudar a estabelecer preferências alimentares após o nascimento. O que pode ser importante quando se pensa em alimentação saudável”.

Aceda aqui ao estudo

Últimas Notícias
Mais Vistos