Saúde e Bem-estar

Casos de cancro aumentaram quase 20% numa década

Casos de cancro aumentaram quase 20% numa década
Marija Zamurovic / EyeEm

Homens são os mais afetados, mas casos têm aumentado nas mulheres em idade fértil.

Os casos de cancro aumentaram quase 20% entre 2010 e 2019. Os homens são os mais afetados, mas os casos também têm aumentado no sexo feminino, em especial nas mulheres em idade fértil.

De acordo com o Registo Oncológico Nacional, a que o Jornal de Notícias teve acesso, em 2019 foram registados quase 57.900 casos de cancro. Um aumento de 19,3% em relação a 2010.

A faixa etária mais crítica é a dos 60 aos 74 anos. Quando olhamos para o género, os homens são os mais afetados, sobretudo com o cancro da próstata. Mas os casos também estão a aumentar no sexo feminino e o cancro da mama é o mais frequente.

Anualmente dois mil portugueses são diagnosticados com um dos cancros mais mortais

O cancro do Pâncreas é um dos com a taxa de sobrevivência mais baixa. Todos os anos há registo de 2.000 novos casos em Portugal e taxa de incidência desta doença tem aumentado em pacientes mais jovens.

Loading...

Atualmente é o quarto cancro que mais mata na Europa, mas as previsões apontam para que suba ao segundo lugar nas próximas décadas. A explicação prende-se com o facto de ser uma doença para a qual não há rastreio, o que leva a que o tumor seja descoberto numa fase já avançada.

Apenas 10% deste tipo de cancros são explicados por fatores hereditários, sendo que a prevenção passa por evitar os fatores de risco, como o consumo de álcool e tabaco. A obesidade é também um fator a ter em conta.

Últimas Notícias
Mais Vistos