Esta quarta-feira é o Dia Mundial da Hipertensão arterial, uma doença que afeta mais de 40% dos portugueses e que é o principal fator de risco do acidente vascular cerebral, mais conhecido por AVC. Esta é também uma doença silenciosa que atinge cerca de 14% de crianças e jovens.
Num rastreio de hipertensão arterial, além da pressão, é também medido o peso e o perímetro do abdómen. A prevenção é uma das principais armas para o combate a esta doença.
No Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, os médicos realizam um rastreio gratuito para assinalar o Dia Mundial da Hipertensão e sensibilizar os utentes para os perigos associados a esta doença.
Como prevenir a doença
A hipertensão arterial afeta mais de 40 % dos portugueses de todas as idades, incluindo crianças e jovens e adotar um estilo de vida saudável e tomar a medicação são fatores determinantes para tratar e controlar esta doença silenciosa.
O tratamento aliado ao controlo de peso, exercício físico e redução de sal, álcool e tabaco são essenciais para controlar a hipertensão arterial.