A Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro informou esta quinta-feira que foram identificados mais 31 casos de suspeita de toxinfeção alimentar em Leiria, subindo para 82 pessoas com sintomas.
Na atualização sobre a situação de toxinfeção alimentar "aparentemente associada ao consumo de broa", o Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) informa que foram identificados 82 casos com sintomatologia compatível, dos quais 25 recorreram a serviços de saúde".
Neste momento, todos os casos tiveram alta clínica, explica um comunicado.
Segundo a ARSC, a "grande maioria destes casos foi identificada retrospetivamente, correspondendo a situações em que os sintomas surgiram entre 25 e 31 de julho".
A nota de imprensa enviada à Lusa acrescenta que, "até ao momento, a distribuição geográfica circunscreve-se maioritariamente a concelhos da área de abrangência do Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral [Leiria, Marinha Grande, Batalha, Pombal e Porto de Mós] e a alguns concelhos limítrofes".
A autoridade de saúde avisa que se mantém em curso a "investigação epidemiológica e a análise laboratorial de amostras clínicas e alimentares".
Também prosseguem as "vistorias aos locais de confeção, distribuição e venda dos alimentos, sendo retirados do mercado os produtos sinalizados", realça a nota de imprensa.